quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Ansiedade Engorda ou Emagrece?

Ansiedade Engorda ou Emagrece?

Afinal, a ansiedade engorda ou emagrece? Tudo vai depender do tipo de descarga emocional que se tem no período da ansiedade. Por exemplo, algumas pessoas quando ficam ansiosas possuem uma certa tendência a comer, principalmente alimentos que suprem aquela necessidade momentânea como doces, chocolates, biscoitos, massas, fast-food e tantos outros alimentos gordurosos salgados ou doces.

Por outro lado, algumas pessoas em períodos de ansiedade ficam sem comer, algumas relatam uma sensação de dente travado, estômago pulando, entre outros sintomas que fazem com que essas pessoas fiquem horas sem sequer conseguirem tocar em algum alimento. Então, essas pessoas vão emagrecer se permanecerem ansiosas por um longo período.

Portanto, a ansiedade tanto pode engordar como também pode emagrecer, ou seja, tudo vai depender da resposta da descarga emocional que essa pessoa sofre. Outra questão importante é saber qual é a tendência que cada indivíduo possui ao ficar ansioso, assim poderá evitar que cheguem ao ponto de engordar ou emagrecer durante esse período de ansiedade.

Por exemplo, se durante crises de ansiedade você tiver a tendência de comer doces ou alimentos gordurosos, evite ter esse tipo de alimento em casa, pois assim não correrá o risco de atacá-los durante esse período. Já se você emagrece por não querer comer ou mastigar alimentos por sentir os dentes travados ou uma espécie de "nó na garganta", poderá fazer sucos ou vitaminas mais calóricas para evitar que emagreça demais durante esse período, pois geralmente, líquidos se tornam mais fáceis de engolir.

Já para aqueles que sentem vontade de mastigar alguma coisa, a dica é investir em alimentos naturais que possam produzir o mesmo efeito de "crack" nos dentes, como por exemplo, maçã, pera verde, cenoura e também chás de ervas calmantes para diminuir a sensação de querer comer algo para amenizar aquela ânsia. Evite ao máximo café ou chá preto e verde, que são bebidas que podem piorar o estado de ansiedade e ainda piorar a insônia.

Uma outra excelente opção para quem não gosta de tomar medicamentos da indústria farmacêutica e prefere os métodos alternativos, pode fazer o tratamento com um médico homeopata, que fará uma anamnese detalhada para posteriormente investigar o organismo como um todo e receitará fórmulas homeopáticas adequadas para cada pessoa. Juntamente com a homeopatia, alguns profissionais costumam indicar acupuntura para acelerar ainda mais o processo de estabilização dos períodos de ansiedade.

As mulheres costumam ser mais propensas aos episódios de ansiedade, principalmente durante períodos de TPM, gravidez, estresse excessivo no trabalho, entre outros. Porém, não pense que a ansiedade ataca somente as mulheres porque muitos homens que passam por períodos difíceis na vida econômica, como por exemplo: perda de emprego, dívidas, desavenças no trabalho ou em casa, entre outras.

É de extrema importância que ao perceber que os episódios ansiosos estejam ficando mais frequentes ou tenha alguns sintomas de transtorno de ansiedade, a pessoa procure ajuda profissional o quanto antes para que se torne mais fácil o diagnóstico precoce e por consequência a cura ou estabilização da doença. Quanto mais rápido a pessoa procurar ajuda médica, mais chances terá de não adquirir nenhuma doença psicossomática por causa do estado de ansiedade contínua no organismo.

Uma pessoa com transtorno de ansiedade sobrecarrega o organismo com descargas de adrenalina e cortisol, que é uma substância que ajuda o organismo apenas por períodos curtos, mas que a longo prazo pode acarretar sérios danos a vários órgãos do corpo, incluindo coração, rins e circulação. Então, não hesite em tomar uma medida preventiva o quanto antes para evitar as doenças que podem ser causadas pelo excesso de estresse no organismo.

Outra dica para ajudar no alívio do estresse e ansiedade é a prática de exercícios físicos regulares, já para quem possui um bom condicionamento físico,  pode apostar também na prática de lutas, que ajudam ainda mais a extravasar o estresse e, por consequência, a ansiedade. Manter um estilo de vida saudável sem bebidas alcoólicas, sem cigarros e sem perder noites de sono, também contribuirá para aliviar os sintomas do transtorno de ansiedade e também diminuir os episódios de ansiedade.

Gostou da informações? Conhece alguém que está sofrendo por causa do estresse ou ansiedade? Então, compartilha em suas redes sociais e ajude os seus amigos!

Fonte de Pesquisa: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
, ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário