segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

O que é a ansiedade?

    
O que é ansiedade? Blog Viver Sem Ansiedade

Segundo a psicopatologia (estudo das doenças mentais), a ansiedade é caracterizada por uma condição emocional de sofrimento ocasionada pela expectativa de um acontecimento inesperado e perigoso do qual o indivíduo se acha indefeso. O coração pode acelerar, as pernas podem tremer ou ficarem "fracas", suor excessivo, palidez ou rubor na face, pessoas treinadas em lutas podem ter um reflexo espontâneo exagerado, entre outros sintomas temporários.    

A ansiedade dentro dos níveis normais é comum e até benéfico ao ser humano em certas situações, pois geralmente coloca o indivíduo num estado de alerta podendo, com isso, evitar até que algo de ruim aconteça e é, essa ansiedade normal, que nos impulsiona para outros níveis da vida. Porém, quando a ansiedade se manifesta de forma exagerada é que causa sérios danos ao nosso organismo.   

Todos nós sentimos ansiedade em algum período da vida ou antes de alguma situação esperada, tais como: uma viagem importante, casamento, noivado, entrevista de emprego, enquanto aguarda uma resposta, no primeiro encontro, no primeiro dia de aula ou no primeiro dia de um novo emprego e tantas outras. Tomar um susto, por exemplo, acelera os batimentos cardíacos e gera uma certa ansiedade, mas isso é algo favorável para que possamos nos defender de alguma situação de perigo.

Porém, essa ansiedade do nosso cotidiano é momentânea e passageira ou pelo menos deveria ser, entretanto algumas pessoas podem ficar abaladas por um período muito maior e até com mais intensidade. E isso já poderia ser considerado pela medicina como um transtorno de ansiedade, que gera alguns sintomas no organismo e até pode desencadear algumas outras doenças conhecidas como psicossomáticas.

Veja alguns sintomas da ansiedade que são considerados normais e passageiros:

  • Coração acelerado
  • Boca seca
  • Palidez ou rubor facial
  • Pernas trêmulas ou "em falso"
  • Sensação de tremor no estômago
  • Sensação de desmaio
  • Necessidade de urinar ou defecar com urgência

Até aqui, vimos que a ansiedade em níveis normais é até benéfico ao ser humano para livramento em momentos de perigo, vimos também que é normal sentir ansiedade antes de alguns eventos, porém, a ansiedade que gera sintomas maléficos no organismo é considerada como transtorno de ansiedade, que veremos no próximo post "Transtorno de Ansiedade – Sintomas e Tratamentos". 

Atenção! Ao primeiro sinal de qualquer manifestação de ansiedade que esteja fora do comum, procure por um médico especialista ou um clínico geral para a adequada avaliação. Não tome remédios por conta própria para não correr nenhum risco à sua saúde. 

Fonte de Pesquisa: https://www.nimh.nih.gov/ 
, , , ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário