Vimos que a ansiedade em níveis normais e de forma passageira é perfeitamente aceitável não causando nenhum risco ao nosso organismo, porém, quando os sintomas não desaparecem e até aumentam gradativamente pode ser considerado como um transtorno de ansiedade generalizada (TAG) que deve ser tratado imediatamente logo seja percebido algum sintoma. Para tirar algumas dúvidas sobre esse assunto, preparamos esse artigo para mostrar alguns indícios que podem acusar quando a ansiedade está fugindo do controle e já apresenta alguns sinais nocivos à saúde.
O que é transtorno de ansiedade generalizada (TAG)?
Na verdade, esse transtorno se inicia quando uma pessoa, que ao passar por algum situação de ansiedade por algo que ocorre em seu cotidiano, começa a se preocupar demasiadamente com alguma situação e começa insistentemente a pensar em tal problema, gerando pensamentos repetitivos e em todo o tempo. Geralmente, a pessoa tenta se desviar daquele pensamento, mas não consegue, pensando no problema até mesmo em momentos de lazer com a família, por exemplo. São pessoas que se preocupam demais com situações até mesmo que ainda não aconteceram e esperam sempre o pior, são pessimistas e temerosas ao extremo.
Esses pensamentos repetitivos em forma de preocupação ao longo do tempo e se não forem controlados, acabam gerando uma série de reações químicas em nosso organismo, pois o cérebro entende que estamos vivendo sempre em situação de perigo. Isso faz com que o nosso organismo libere substâncias como o cortisol, por exemplo, que em excesso no organismo pode causar aumento de peso, frequência em urinar, diminuição da libido, brancos de memória, perda de massa muscular, Síndrome de Cushing, entre outros. Preste muita atenção aos sinais que o seu corpo emite para buscar rapidamente tratamento com o seu médico de confiança, a TAG tem tratamento.
Veja Alguns Sintomas do Transtorno de Ansiedade
- Inquietação
- Cansaço
- Pouca concentração
- Falhas na memória (branco)
- Irritabilidade
- Tensão muscular contínua
- Preocupação excessiva
- Pensamentos repetitivos
- Insônia
- Sono interrompido durante a noite
- Coração acelerado repentinamente mesmo estando em repouso
- Dores de cabeça de origem tensional
- Baixa ou nenhuma concentração
- Dificuldade para engolir alimentos
- Falta de ar
- Suor excessivo
- Vertigens ou tonturas
- Leva susto com frequência
O que causa o transtorno de ansiedade generalizada (TAG)?
Pesquisas estão sendo realizadas para detectar como o ambiente familiar pode desempenhar um papel importante para desencadear o transtorno de ansiedade. Pais e mães ansiosos podem gerar esse tipo de comportamento em seus filhos, mas por outro lado, pesquisadores também descobriram pessoas, que mesmo convivendo com pessoas com TAG, não apresentaram nenhum indício do transtorno. Portanto, estudos estão sendo realizados nesse sentido para garantir melhores informações sobre o que causa o transtorno de ansiedade generalizada.
Qual o tratamento adequado para o transtorno de ansiedade generalizada (TAG)?
Primeiramente, não tome nenhum remédio por conta própria e consulte um médico de sua confiança assim que possível para que seja descartado qualquer problema físico que pode estar causando sintomas similares. Geralmente, após o médico avaliar o problema e diagnosticar o transtorno de ansiedade, possivelmente indicará medicamentos e/ou psicoterapia. Estudos mostram que a psicoterapia conhecida como terapia cognitiva-comportamental (TCC) tem ajudado muitos pacientes que sofrem de TAG, já que esse tratamento é baseado em auxiliar o paciente em lidar com a ansiedade e preocupações sem que afetem a vida como um todo, ou seja, ensina as pessoas a administrarem os pensamentos e a lidarem com as suas emoções para que não se tornem prejudiciais ao próprio indivíduo.
Alguns tratamentos alternativos e auxiliares podem ser usados pelo paciente para contribuir ainda mais com a estabilização do transtorno de ansiedade, são eles: Yoga, Acupuntura, Terapia Floral de Bach, Homeopatia, Terapia EFT, Shiatsu, fitoterapia, entre outros. Todas essas terapias auxiliares serão tratadas e explicadas gradativamente aqui no blog.
Medicamentos para Transtorno de Ansiedade Generalizada (TCC)
É muito importante que a pessoa que desconfie de estar sofrendo de TCC procure um médico imediatamente para a adequada avaliação e diagnóstico. Feito isso e confirmado o diagnóstico, cabe ao médico avaliar se haverá a necessidade de tratamento medicamentoso ou não. Se houver a necessidade, alguns tipos de medicamentos podem ser administrados pelo médico especialista, que também ajustará a dose certa, são eles:
- Inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS ou SSRI)
- Inibidores da recaptação da serotonina e noradrenalina (IRSNs)
- Medicamentos serotoninérgicos
- Benzodiazepinas
Algumas dessas substâncias podem apresentar alguns efeitos colaterais, principalmente no início do tratamento, por isso não hesite em procurar o seu médico para informar a respeito de qualquer sintoma adverso. É importante que o paciente não desista do tratamento em hipótese nenhuma porque esse tipo de medicamento costuma não ter efeito imediato, pelo contrário, é comum ver relatos de pacientes que levaram semanas e até meses para notar uma melhora. Um outro fator que pode influenciar quanto à demora nos efeitos do tratamento é o esquecimento em tomar os medicamentos, portanto é fundamental ter uma regra de horário ou ter um alarme configurado no computador, tablet ou smartphone.
O mais importante em todo tratamento é que o paciente precisa querer se livrar do problema de forma tão profunda, que se comprometerá em fazer tudo que o seu médico orientar para que fique longe dos sintomas do transtorno de ansiedade. A ansiedade normal é aquela momentânea e passageira, porém a ansiedade que permanece não pode ser considerada normal e a pessoa não deve aceitar de forma alguma conviver com isso, pois corre o risco de ter a sua qualidade de vida comprometida. Escolha viver sem ansiedade e viva bem melhor!
Fonte de Pesquisa: https://www.nimh.nih.gov/
Ansiedade
,
Artigos
,
Sintomas e Tratamentos
,
Transtorno de Ansiedade
Nenhum comentário:
Postar um comentário